Perfil
Deputado Estadual
Caio França
Sobre o Deputado
Caio França tem 33 anos e foi reeleito deputado estadual com 162.166 votos. É advogado formado pela Universidade Católica de Santos. Foi o vereador mais votado da história de São Vicente. É presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e coordenador da Frente Parlamentar de Apoio a Baixada Santista e Vale do Ribeira.
Entrou para a vida pública aos 20 anos, em 2008, quando foi eleito o vereador mais votado da história de São Vicente, no litoral paulista, com 8.097 votos.
Biografia
Linha do Tempo
1988
Caio França nasceu em 1º de agosto de 1988, em Santos, no litoral paulista, porém construiu toda a sua trajetória de vida ao lado da família em São Vicente. É filho da professora Lúcia França e do advogado e ex-governador do estado de São Paulo, Márcio França, sua maior inspiração na política, e irmão da Helena.
2006
Advogado formado em Direito pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), na faculdade já demonstrava a sua liderança como diretor do Centro Acadêmico Alexandre de Gusmão e vice-presidente da Atlética Acadêmica Alexandre de Gusmão.
2008
Entrou para a vida pública aos 20 anos, quando foi eleito o vereador mais votado da história de São Vicente, no litoral paulista, com 8.097 votos. Na Câmara Municipal destacou-se com o projeto Sessões Itinerantes, aproximando o Legislativo das comunidades de bairro. Criou o selo verde contra a dengue, levou o xadrez para as escolas públicas, implantou o “Ecociclo” (bicicletas que recolhem o lixo reciclável), além de ter conquistado recursos para ações de pavimentação, construção de creches e unidades de saúde em São Vicente.
2012
Aos 24 anos, candidatou-se à Prefeitura de São Vicente, obtendo a segunda colocação, com 84.790 votos (47,01% dos votos válidos). Com a experiência acumulada na disputa eleitoral, Caio dedicou-se à reestruturação do PSB (Partido Socialista Brasileiro) nas regiões da Baixada Santista, Vale do Ribeira e Litoral Norte
2014
Eleito deputado estadual com 123.138 votos, foi considerado o mais jovem parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e o mais votado do seu partido, o PSB.
2015
Em seu primeiro mandato, coordenou a Frente Parlamentar de Apoio aos Municípios da Baixada Santista e Vale do Ribeira, exerceu a vice-presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Alesp - Biênio 2015/2016. Trabalhou incansavelmente para ajudar a viabilizar a expansão, junto ao governo estadual, de programas importantes e bem avaliados pela população paulista como Poupatempo, Bom Prato, Ame, Via Rápida Emprego, entre outros
2017
Nascimento da pequena Laura, fruto de sua união com Fernanda Noronha, em 2015. Por meio de emendas parlamentares, viabilizou investimentos nos setores da saúde e de infraestrutura para diversos municípios do estado
2018
É o autor da lei estadual nº 16.785/18 que autorizou o uso de nome afetivo (novo prenome e sobrenome civil) designado por famílias em processo de adoção, para crianças e adolescentes em cadastros escolares, postos de saúde, pontos de cultura e lazer, eliminando o conflito de identidade com o nome de origem. A aprovação do mandato parlamentar garantiu a sua reeleição com 162.166 votos, colocando-o na lista dos mais votados do Estado de São Paulo.
2019
Na nova legislatura foi eleito presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Alesp, por unanimidade, além de vice-presidente da CPI de Venda de Animais e membro efetivo das Comissões de Saúde e Assuntos Desportivos. É ainda coordenador das Frentes Parlamentares de Apoio aos municípios da Baixada Santista e do Vale do Ribeira e de Adoção.
2020
Tem se destacado como um das vozes mais combativas da Alesp na luta pela permanência de políticas públicas na área social, habitacional, de saúde, educação, saneamento e mobilidade durante a pandemia do novo Coronavírus. Também foi eleito presidente da CPI das Fake News, que investiga os casos de disseminação de notícias falsas durante as eleições estaduais de 2018.