A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebe na próxima quinta-feira, 29 de maio, às 10 horas, no Auditório Teotônio Vilela, a 2ª Audiência Pública da Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal e do Cânhamo Industrial, coordenada pelo deputado estadual Caio França (PSB) e pelo vice-coordenador, deputado Eduardo Suplicy (PT). Nesta sessão, será debatido o uso terapêutico dos fitocanabinoides na Odontologia, com foco em aplicações clínicas, pesquisa e regulamentação profissional.
No primeiro bloco de debates, a Profa. Dra. Alethéia Buosi Pablos abordará o potencial terapêutico da Cannabis Medicinal na Odontologia, explorando suas propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, de reparo tecidual e ação antibacteriana e antifúngica, bem como seu uso para controle de dor, ansiedade, distúrbios do sono, bruxismo e pacientes com deficiência. Serão também discutidos aspectos da saliva e diretrizes de uma cartilha lançada pelo Ministério da Saúde em janeiro, além de perspectivas para pesquisa, ensino e prática clínica.
Em seguida, a Profa. Dra. Rafaela da Rosa apresentará experiências da inclusão da Cannabis na clínica odontológica, destacando quais perfis de pacientes mais se beneficiam, o impacto das inovações com o cânhamo industrial no desenvolvimento de novos produtos e pesquisas, e o histórico do primeiro habeas corpus concedido para cultivo de Cannabis com finalidade odontológica.
O Prof. Dr. João Paulo Tanganeli, presidente do GT Canabinoides do Conselho Regional de Odontologia do estado de São Paulo (CROSP), falará sobre a posição vanguardista do conselho paulista no estudo do tema, ressaltando a atuação do primeiro Grupo de Trabalho nacional em Odontologia e as evidências de eficácia no tratamento de dor orofacial e disfunções têmporo-mandibulares, que podem apoiar a futura inclusão da prescrição odontológica de Cannabis no SUS.
Já o Dr. Cláudio Miyake, presidente do CFO (Conselho Federal de Odontologia), explicará o papel do CFO no reconhecimento dessa nova área de conhecimento e as possibilidades de inclusão do tema no currículo regular de Odontologia, com vistas a criar, no futuro, uma habilitação ou especialidade em Medicina Canabinoide Odontológica. Por fim, o Dr. Fabio Bibancos, presidente da ONG Turma do Bem, cirurgião-dentista e defensor do uso da cannabis na Odontologia também fará a sua explanação.
O coordenador da Frente, deputado Caio França destaca a confirmação de presença de especialistas e representantes dos conselhos profissionais na reunião, demonstrando que São Paulo assume um protagonismo neste assunto. “Estamos reunindo estudiosos e especialistas que já prescrevem em seus consultórios. Precisamos unir ciência, prática clínica e regulamentação para consolidar o uso seguro e eficaz da Cannabis Medicinal na Odontologia, oferecendo qualidade de vida, alívio para o sofrimento dos pacientes, bem-estar e saúde bucal”, afirmou o parlamentar.
Serviço:
Data: Quinta-feira, 29 de maio de 2025
Hora: 10 h
Local: Auditório Teotônio Vilela – ALESP
Transmissão ao vivo: Canal Rede ALESP no YouTube