Em reunião com os secretários municipais de Meio Ambiente da Baixada Santista na última semana, o deputado estadual Caio França (PSB), conversou com os gestores sobre os desdobramentos do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Baixada Santista (PGIRS), elaborado pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), contratado pela Agem (Agência Metropolitana da Baixada Santista) e entregue em abril do ano passado. Os secretários compõem a Câmara Temática de Meio Ambiente e Saneamento do Condesb e acompanharam, passo a passo, a elaboração do estudo.
Como presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Alesp e por se tratar de uma pauta urgente e complexa para a Região Metropolitana da Baixada Santista, em função do esgotamento do aterro sanitário Sítio das Neves e a ampliação da licença junto à Cetesb por mais dois anos, Caio procurou saber de que forma as prefeituras vêm discutindo as diversas alternativas apontadas pelo plano regional para destinação do lixo.
De acordo com os secretários, os municípios assinaram um protocolo de redução de resíduos na entrega do plano regional e estão comprometidos em desenvolver iniciativas com foco na redução e reciclagem. Há iniciativa em curso também visando a continuidade do assunto em parceria com o Comitê de Bacias Hidrográficas (CBH). Os gestores enalteceram ainda o diagnóstico realizado pelo IPT, destacando que a gravimetria (composição do lixo) detectou que das 2 mil toneladas de lixo produzidas por dia na região, 40% são embalagens, o que significa dizer que 40% da conta de lixo das prefeituras seria de competência da indústria e do comércio.
Outros assuntos como licenciamento ambiental, logística reversa, a criação de uma agência reguladora metropolitana de saneamento ambiental e de um certificado único visando a regulação do descarte de resíduos da construção civil na Região Metropolitana da Baixada Santista também estiveram em pauta.