O deputado estadual Caio França (PSB) apresentou na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo o Projeto de Lei 418/25 que autoriza o Poder Executivo a implementar a aceitação de múltiplos meios eletrônicos de pagamento nas tarifas de pedágios rodoviários e aquaviários. A proposta visa modernizar o sistema de cobrança, garantindo mais comodidade, agilidade e inclusão aos usuários que trafegam pelo estado.
Com a medida, o Estado poderá viabilizar o pagamento das tarifas por cartões de crédito, débito, PIX e outras formas digitais disponíveis no mercado, além do modelo tradicional por meio do sistema automático de cobrança. A iniciativa também busca reduzir filas e tempos de espera, melhorando a fluidez do trânsito nas praças de pedágio e terminais aquaviários.
A proposta surge em um momento em que a digitalização de serviços públicos é uma tendência crescente e necessária para melhorar a experiência do cidadão. Segundo o parlamentar, trata-se de uma medida simples, de baixo custo e alto impacto no cotidiano da população.
“Esse projeto é uma forma de tornar os pedágios mais acessíveis e modernos. Hoje em dia, ninguém mais anda com dinheiro no bolso. Garantir opções como PIX ou cartão em todas as praças de pedágios rodoviários e aquaviários é uma questão de praticidade e respeito ao cidadão que utiliza essas vias todos os dias no estado de São Paulo”, destacou.